Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

No novo CPC, a incompetência relativa deve ser alegada em preliminar de contestação?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

No novo CPC a incompetncia relativa deve ser alegada em preliminar de contestao

Dica: No novo CPC, a incompetência relativa deve ser alegada em preliminar de contestação? SIM!

Trata-se de mais uma novidade do CPC/15. Isso porque, no CPC/73 a incompetência relativa - diferentemente da incompetência absoluta, que era alegada em preliminar de contestação - somente podia ser arguida por meio de exceção (art. 112 do CPC/73).

A nota marcante do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015)é a simplicidade, visando a eliminar situações que, à luz do diploma vigente, propiciam a instauração de inúmeros incidentes.

Assim é que a resposta do réu, disciplinada nos artigos 335 a 343 do código aprovado, concentra, na própria contestação, além das preliminares processuais e das defesas de mérito, a exceção de incompetência relativa, a reconvenção, a impugnação ao valor da causa, a impugnação à gratuidade da Justiça e, ainda, se for o caso, a provocação de intervenção de terceiros.

No entanto, salienta-se que enquanto a incompetência absoluta pode ser conhecida de ofício pelo juiz e alegada a qualquer tempo pela parte, a incompetência relativa, e também a convenção de arbitragem — que é outra preliminar — são defesas sujeitas à preclusão, ou seja, se não forem alegadas pela parte em contestação, nem o juiz poderá delas conhecer ex officio nem os litigantes poderão vir a suscitá-las posteriormente (artigo 337, parágrafos 5º e 6º).

Na prática, a mudança trará celeridade ao processo, uma vez que evitará a aglomeração de incidentes processuais, os quais só fazem retardar a prestação jurisdicional.


Mais dicas: https://www.facebook.com/draflaviatortega/?ref=aymt_homepage_panel

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-novo-cpc-a-incompetencia-relativa-deve-ser-alegada-em-preliminar-de-contestacao/337513185

Informações relacionadas

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 7 anos

A incompetência (absoluta e relativa) no Novo CPC

Guilherme Nascimento Neto, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Contestação Cível: preliminares: justiça gratuita, incompetência e carência da ação; acidente de trânsito; reparação por danos materiais

Luciane Ströher, Advogado
Artigoshá 8 meses

Posso expor meu agressor nas redes sociais?

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Advogado
Jurisprudênciahá 6 meses

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia TJ-BA - Recurso Inominado: RI XXXXX-90.2023.8.05.0105

Julia Silveira Cabral, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Petição inicial: Ação de alienação parental c/c tutela de urgência

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostei da mudança, simplifica bastante. continuar lendo

No entanto a parte contrária somente poderá discordar em sede de apelação, dessa forma o processo correrá no foro incompetente podendo ser futuramente anulados os atos do processo? Achei confuso isso. E se alegada em preliminar a incompetência relativa for indeferida pelo Juiz, haverá condenação em sucumbência? continuar lendo

O juiz não analisará a incompetência relativa arguida sem antes ouvir a parte contrária. Ou seja, será concedido prazo para a parte se manifestar sobre a competência arguida.

§ 2o Após manifestação da parte contrária, o juiz decidirá imediatamente a alegação de incompetência. continuar lendo

Muito bom! Obrigado pelas dicas. continuar lendo

a exceção de incompetencia pode ser feita por uma simples petição, sem ser como preliminar da contestação? continuar lendo