Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

No NCPC, existe condenação em honorários advocatícios para a parte que interpôs recurso, mas sucumbiu?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

No NCPC existe condenao em honorrios advocatcios para a parte que interps recurso mas sucumbiu

Nos recursos em geral, se a parte recorrente perde, ela deverá ser condenada em honorários advocatícios mesmo já tendo sido condenada em 1ª instância?

SIM. Agora, com o novo CPC, em regra, existe condenação em honorários advocatícios para a parte que interpôs recurso, mas sucumbiu.

Esta previsão encontra-se no § 11 do art. 85 do CPC/2015:

§ 11. O tribunal, ao julgar recurso, majorará os honorários fixados anteriormente levando em conta o trabalho adicional realizado em grau recursal, observando, conforme o caso, o disposto nos §§ 2º a 6º, sendo vedado ao tribunal, no cômputo geral da fixação de honorários devidos ao advogado do vencedor, ultrapassar os respectivos limites estabelecidos nos §§ 2º e 3º para a fase de conhecimento.

Um exemplo seria o caso do João, que ajuizou ação contra Pedro, sendo o pedido julgado improcedente. O juiz condenou João a pagar 10% de honorários advocatícios (§ 2º do art. 85). O autor não se conformou e interpôs apelação, tendo o Tribunal de Justiça mantido a sentença e aumentado a condenação em honorários para 15%, na forma do § 11 do art. 85.

Veja o que diz a doutrina sobre este importante § 11 do art. 85 do novo CPC:

"Esta é uma das principais inovações do CPC/2015. No CPC/1973, em cada processo, havia uma única condenação em honorários. No novo sistema, a cada recurso, há a majoração na condenação em honorários – além daqueles já fixados anteriormente. 13.1. O teto para a fixação dos honorários é o limite previsto no § 2º (20%, no caso de particulares) e § 3º (3% a 20%, conforme a faixa, no caso da Fazenda Pública). Ou seja, mesmo com a sucumbência recursal, o teto de 20% de honorários não poderá ser ultrapassado. (...) 13.3. Ao julgar o recurso, de ofício, o tribunal irá aumentar os honorários. Assim, é possível que, no cotidiano, ocorra o seguinte: condenação em 10% quando da sentença, majorada para 15% quando do acórdão da apelação e para 20% quando do acórdão do recurso especial (por ser esse o teto legal, como visto). Mas o mais provável é que ocorra o seguinte: condenação em 10% quando da sentença, majorada para 20% quando do acórdão da apelação e mantida nesses 20% quando do acórdão de eventual recurso especial (exatamente por ser o teto legal). 13.4. Em virtude de quais recursos deve ser aplicada a sucumbência recursal? Seriam todos os recursos previstos no artigo 994 do CPC/2015? Como o § 11 destaca “tribunal”, é de se concluir que não há a aplicação em 1º grau. Assim, quando dos embargos de declaração da interlocutória ou sentença, descabe aplicar honorários recursais." (DELLORE, Luiz. Comentários ao art. 85 do CPC. Teoria geral do processo: comentários ao CPC de 2015 - Parte Geral. São Paulo: Método, 2015, p. 298-299).

Essa nova previsão tem dois objetivos principais:

1º) Remunerar o trabalho do advogado que terá que atuar também na fase de recurso;

2º) Desestimular a interposição de recursos, considerando que, agora, se eles forem improvidos, o recorrente terá que pagar honorários advocatícios, o que não existia antes.

Nesse sentido: O § 11 do art. 85 do Código de Processo Civil de 2015 tem dupla funcionalidade, devendo atender à justa remuneração do patrono pelo trabalho adicional na fase recursal e inibir recursos provenientes de decisões condenatórias antecedentes. (...) STJ. 3ª Turma. AgInt no AREsp 370.579/RJ, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 23/06/2016.

Alguns enunciados doutrinários a respeito dos honorários recursais:

  1. Enunciado 241-FPPC: Os honorários de sucumbência recursal serão somados aos honorários pela sucumbência em primeiro grau, observados os limites legais.
  2. Enunciado 242-FPPC: Os honorários de sucumbência recursal são devidos em decisão unipessoal ou colegiada.
  3. Enunciado 243-FPPC: No caso de provimento do recurso de apelação, o tribunal redistribuirá os honorários fixados em primeiro grau e arbitrará os honorários de sucumbência recursal.
  4. Enunciado 16-ENFAM: Não é possível majorar os honorários na hipótese de interposição de recurso no mesmo grau de jurisdição (art. 85, § 11, do CPC/2015).

É possível fixar honorários recursais quando o processo originário não preveja condenação em honorários? NÃO!

Não cabe a fixação de honorários recursais (art. 85, § 11, do CPC/2015) em caso de recurso interposto no curso de processo cujo rito exclua a possibilidade de condenação em honorários. Em outras palavras, não é possível fixar honorários recursais quando o processo originário não preveja condenação em honorários. Assim, suponha que foi proposta uma ação que não admite fixação de honorários advocatícios. Imagine que uma das partes, no bojo deste processo, interponha recurso extraordinário. O STF, ao julgar este RE, não fixará honorários recursais, considerando que o rito aplicável ao processo originário não comporta condenação em honorários advocatícios. Como exemplo desta situação, podemos citar o mandado de segurança, que não admite condenação em honorários advocatícios (art. 25 da Lei nº 12.016/2009, súmula 105-STJ e súmula 512-STF). Logo, se for interposto um recurso extraordinário neste processo, o Tribunal não fixará honorários recursais. STF. 1ª Turma. ARE 948578 AgR/RS, ARE 951589 AgR/PR e ARE 952384 AgR/MS, Rel. Min. Marco Aurélio, julgados em 21/6/2016 (Info 831)

Confira o eBook: "38 PRINCIPAIS MUDANÇAS E NOVIDADES DO NOVO CPC" (atualizado conforme a Lei13.256/2016) de minha autoria:

http://www.carreiradoadvogado.com.br/principais-mudancasenovidades-do-novo-cpc-1


Fonte: dizer o direito.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores760
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31995
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-ncpc-existe-condenacao-em-honorarios-advocaticios-para-a-parte-que-interpos-recurso-mas-sucumbiu/367765454

Informações relacionadas

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo Recurso de Apelação- Honorários advocatícios

Caren Ribeiro Barreto, Advogado
Modeloshá 6 anos

Contrarrazões ao Agravo Contra Despacho Denegatório De Recurso Especial

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 8 anos

Os honorários advocatícios e o novo CPC – A sucumbência recursal

Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
Modeloshá 6 anos

Embargos de Declaração em Agravo de Instrumento.

Contrarrazões - TJSP - Ação Oncológico - Procedimento Comum Cível - contra Fazenda Pública do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Santo André

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E no caso da parte sucumbente em 1a Instância DESISTIR do recurso de apelação, sendo que este já foi distribuído no Tribunal ? Em decisão monocrática que homologar a desistência do recurso, pode o Relator impor verba de sucumbência ? continuar lendo

No caso de obtenção de justiça gratuita antes do NCPC e, com o advento do mesmo, um processo do qual perdi em 1º e 2º, cabendo ainda mínimas chances de ganhar no (RESP), se eu perder tenho que sucumbir ? continuar lendo

Mais uma "novidade" do CPC, cuja inspiração decorre das disposições da Lei n. 9.099/95, os nossos Juizados Especiais Cíveis ... a exemplo do que sempre se disse lá, é evidente, sim, agora também no CPC, a intenção de desestimular a interposição de recursos. continuar lendo

E se o vencedor em primeira instância recorrer para, por exemplo, aumentar o valor da condenação ou para a segunda instância acolher parte do pedido não acolhido em primeira instância, como por exemplo a Primeira Instância dar somente danos materiais e excluir danos morais e ele recorrer para fixar danos morais. Não obtendo êxito no recurso terá que pagar honorários ao réu? continuar lendo

Excelente. continuar lendo