Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Segundo o STJ, a "cláusula de raio" não é abusiva

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

Segundo o STJ a clusula de raio no abusiva

A cláusula de raio surgiu nos EUA e se popularizou com a expansão dos shopping centers. Segundo esta cláusula "o locatário de um espaço comercial se obriga, perante o locador, a não exercer atividade similar à praticada no imóvel objeto da locação em outro estabelecimento situado a um determinado raio de distância daquele imóvel" (Min. Marco Buzzi).

Esta cláusula é válida? SIM.

Em tese, não é abusiva a previsão, em normas gerais de empreendimento de shopping center ("estatuto"), da denominada "cláusula de raio", segundo a qual o locatário de um espaço comercial se obriga - perante o locador - a não exercer atividade similar à praticada no imóvel objeto da locação em outro estabelecimento situado a um determinado raio de distância contado a partir de certo ponto do terreno do shopping center.

Neste sentido: STJ. 4ª Turma. REsp 1.535.727-RS, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado em 10/5/2016 (Info 585).

A "cláusula de raio" não prejudica os consumidores. O simples fato de o consumidor não encontrar em todos os shopping centers que frequenta determinadas lojas não implica efetivo prejuízo a ele, pois a instalação dos lojistas em tais ou quais empreendimentos depende, categoricamente, de inúmeros fatores. De fato, a lógica por detrás do empreendimento se sobrepõe à pretensão comum do cidadão de objetivar encontrar, no mesmo espaço, todas as facilidades e variedades pelo menor preço e distância.

Fonte: dizer o direito.


Confira o ebook Manual Prático Novo CPC: http://www.carreiradoadvogado.com.br/manual-pratico-ncpc-1

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores760
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1673
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segundo-o-stj-a-clausula-de-raio-nao-e-abusiva/375307439

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 8 anos

Validade da cláusula de raio nos shopping centers

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Que se entende por "cláusula de raio"?

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Segundo o STJ, a "cláusula de raio" é abusiva?

Paula Farias Advocacia, Advogado
Notíciashá 6 anos

Cláusula de raio em shoppings deve ir ao STF

Suellen Rodrigues Viana, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável c/c Partilha de Bens

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tema interessante e de grande valia para o direito! continuar lendo

Você tem dados específicos de que julgamento procedem estas informações? Grato mais uma vez pela sua produtividade e pesquisa continuar lendo

Bem, há controvérsias quando dizem "não prejudica os consumidores" ... tipo, todos sabemos que nem todos os shoppings foram feitos para todos ... há estabelecimentos exclusivistas ... apenas a título de ilustração: já viram quanto custa o estacionamento da Daslu?

Outra, suponhamos que uma pessoa não queria mais frequentar um estabelecimento por questões pessoais: por exemplo, alguém sofreu um acidente em um shopping, este não prestou o socorro devido, a pessoa ficou com alguma sequela, e decide não mais frequentar o local como forma de protesto ... abusos ocorridos em shoppings, aliás, são muitos, a começar pelo roubo e furto de carros e de pessoas nos estacionamentos ... estão sempre se esquivando.

Ademais, quem determinaria este "raio"? Com base em que fundamento TÉCNICO?

Todos sabemos que o STJ não é considerado o mais "empresarial" dos tribunais atoa, que o diga as construtoras. Sei não hein !!! continuar lendo