Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

No NCPC, é possível utilizar a fundamentação-padrão?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

possvel utilizar a fundamentao-padro no Novo CPC

Como faltam apenas 4 dias para entrar em vigor o NOVO CPC, dedicarei essa semana para essa matéria, com as principais (e mais polêmicas) mudanças.

Em primeiro lugar, insta salientar que o Novo CPC, diferentemente do CPC/73, consagra expressamente o PRINCÍPIO DA MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS (ressalta-se que a Constituição Federal, em seu art. 93, IX, também prevê que "todas as decisões proferidas em processo judicial e administrativo DEVEM SER MOTIVADAS").

Vejamos o que dispõe o art. 11 do Novo CPC (princípio da motivação das decisões):

Art. 11. Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade.

Além de prever expressamente o princípio da motivação das decisões no art. 11, o Novo CPC, ainda, consagra, também expressamente, hipóteses em que a decisão judicial NÃO PODE SER CONSIDERADA COMO FUNDAMENTADA no art. 489, em seu parágrafo primeiro. Vejamos:

Art. 489. § 1o Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que:

I - se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida;

II - empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso;

III - invocar motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão;

IV - não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador;

V - se limitar a invocar precedente ou enunciado de súmula, sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos;

VI - deixar de seguir enunciado de súmula, jurisprudência ou precedente invocado pela parte, sem demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento.

Nota-se que, dentre as hipóteses acima supramencionadas, no inciso III consta que não considera fundamentada qualquer decisão judicial "motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão". Esse dispositivo legal busca evitar a utilização de FUNDAMENTAÇÃO-PADRÃO, que pode ser utilizada nas mais variadas situações.

Nota-se que essa forma de decidir não permite sequer que as partes tenham segurança que seu pedido foi analisado, de fato, pelo magistrado, porque ela simplesmente não responde a seus argumentos.

Portanto, respondendo o questionamento do presente texto, "É possível utilizar a"fundamentação-padrão"no Novo CPC?", verifica-se que a resposta é NEGATIVA, pois o Novo CPC veda expressamente a chamada fundamentação-padrão, que são os motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão.

Bibliografia: Fredie Diddier.

Confira um modelo de petição inicial conforme o NCPC.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações898
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-ncpc-e-possivel-utilizar-a-fundamentacao-padrao/391589563

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bem explicado, Dra! continuar lendo

Que bom que gostou, Mario!! Obrigada! continuar lendo

Ótimo texto, meus parabéns! continuar lendo

Tema de suma importância!!! continuar lendo

Muito legal continuar lendo