Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

É possível a concessão indulto humanitário para Roger Abdelmassih deixar a prisão?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

possvel a concesso indulto humanitrio para Roger Abdelmassih deixar a priso

Roger Abdelmassih, o médico condenado a 181 anos de prisão por estuprar as próprias pacientes, quer sair da cadeia. Em documentos apresentados à Justiça, a defesa diz que ele está muito doente e pede indulto humanitário.

Entretanto, considerando que os diversos crimes praticados pelo mesmo são hediondos, seria possível a concessão do indulto humanitário?

Vejamos:

Primeiramente, como se sabe, conforme consta no art. 2º da Lei 8.072/90:

Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de:

I - anistia, graça e indulto;

Dessa maneira, os condenados aos crimes hediondos ou equipados não fazem jus a essas indulgências soberanas.

Especificamente ao indulto, vejamos, de maneira resumida, o que consiste:

  • O indulto é concedidos por Decreto do Presidente da República.
  • Apagam o efeito executório da condenação.
  • Difere da graça - benefício individual (com destinatário certo) e depende de pedido do sentenciado - pois, ao contrário, trata de um benefício coletivo (sem destinatário certo), concedido de ofício (não depende de provocação).
  • A atribuição para conceder pode ser delegada ao (s): a) Procurador Geral da República; b) Advogado Geral da União; c) Ministros de Estado.
  • Concedidos por meio de um Decreto.
  • Só extinguem o efeito principal do crime (a pena). Os efeitos penais secundários e os efeitos de natureza civil permanecem íntegros.
  • O réu condenado que foi beneficiado por graça ou indulto, se cometer novo crime, será reincidente.

É pacífico na doutrina e jurisprudência a vedação à concessão de indultoaos crimes hediondos e equiparados. Disso não há sequer discussão.

No entanto, em relação ao chamado "indulto humanitário", ou seja, aquele concedido por razões de grave deficiência física ou em virtude de debilitado estado de saúde, o que vem prevalecendo na doutrina e jurisprudência?

  1. Na doutrina prevalece o entendimento de que referida causa extintiva da punibilidade pode ser concedida inclusive para os condenados por crimes hediondos ou assemelhados, por força do princípio da humanidade (todos têm direito de padecer seu estado doentio em sossego ou de preparar-se para a morte com dignidade, notadamente nas hipóteses em que os cuidados médicos não possam ser prestados no próprio estabelecimento penal.
  2. Na jurisprudência, há precedentes da 2a Turma do STF no sentido de que não é possível o deferimento de indulto humanitário ao réu condenado por tráfico de drogas, ainda que tenha sido aplicada a causa de diminuição, porquanto se trata de circunstância que não altera a natureza hedionda do crime. Na visão do Supremo, a proibição do art. 5, XLIII, da CF, seria aplicável ao indulto individual e ao indulto coletivo.

Bibliografia: Renato Brasileiro.


Confira o Manual Prático do Novo CPC, devidamente atualizado com o Novo CPC. Facilite seu trabalho!

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4772
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-a-concessao-indulto-humanitario-para-roger-abdelmassih-deixar-a-prisao/395368007

Informações relacionadas

Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
Artigoshá 7 anos

A possibilidade de concessão de indulto em crimes hediondos

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Os entremeios do decreto de indulto “humanitário”

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

STJ: é possível a concessão de indulto aos condenados por crime de tráfico de drogas privilegiado

Carlos Alberto Gonçalves Junior, Advogado
Artigoshá 4 anos

Tempo máximo de prisão no Brasil

39 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fico me perguntando para quê temos tantas Leis criminais se, no fim das contas, criminosos são cheios de benefícios e regalias. Oras, mais barato então que sequer cheguem à Justiça, assim fica mais barato.

O Brasil tem um sério problema com marginal: gosta deles soltos. continuar lendo

E depois aparece a galera do mi mi mi presídios estão lotados e mi mi mi no Brasil se prende muito.

A cultura do povo é que é violenta ... o Roger Abdelmassih pode ser um doente, mas aqui tudo é lei do "trabalhar é pra otários", "estudar é pra otários", qualquer discussão tola termina em ofensa, briga ou morte ... se levar "gaiada" então nem se fala.

E ainda tem quem se sinta culpado e queira vê-los soltos (até parece que foram obrigados a cometer crimes). Tem um monte de gente morando debaixo de marquises e nem por isso estão traficando, roubando ou matando, só lamento por estes ... aqui o problema é cultural. continuar lendo

Concordo, INTEGRALMENTE.Também sou médico, ao contrário do PAVOROSO caso desse colega, não acredito em NENHUM Deus, ao passo, que APOSTO que esse crápula, deve ter sua religião, talvez espírita.Assim, por mim, ele ficaria preso por toda a sua vida, teria o benefício inestimável de ficar livre, na PRÓXIMA encarnação, não nessa! continuar lendo

Não vou discordar completamente, mas penso o seguinte:
A população brasileira brada por punições mais severas e de certa forma elas tem ocorrido, mas o que mais vemos são uma população carcerária cada vez maior e o crime cada vez mais organizado.
O sistema prisional brasileiro virou uma verdadeira "fábrica de monstros". É muita ingenuidade acreditar que penas mais severas, diminuição da maioridade penal iriam mudar alguma coisa, creio que nesta página não preciso citar os limites constitucionais e dos pactos internacionais dos quais o Brasil faz parte.
O porte de armas irrestrito para todos é praticamente liberar uma carnificina, pois há pouco tempo uma pessoa atirou em outra dentro de um shopping por causa de uma cadeira, isso sem falar assaltantes tem utilizado até mesmo fuzis pra assaltos.
É preciso mudar muito a sociedade, a resposta está nos países com baixa criminalidade. continuar lendo

Depois que Suzane von Richthofen saiu nos dia dos pais e das mães tudo é possível. continuar lendo

Essa deve ter surpreendido até o Fernandinho beira-mar. continuar lendo

Indulto humanitário, interessante o termo usado por ele e seu advogado, visto que ele não foi nem um pouco humano com as suas vítimas que estavam doentes, vulneráveis, dopadas.

As vítimas dele não tem direito ao sossego, visto que o que sofreram jamais será apagado de suas mentes, elas não morrerão em paz, já que este tormento sempre existirá em suas vidas.

Quantas não tiveram suas vidas abaladas para sempre, desfizeram casamentos, vivem com traumas, não é justo, não é humano conceder a ele este indulto.

Nenhum dos bandidos que comentem crimes hediondos devem ter paz, descanso, cuidados especiais, eles não tiveram a mesma compaixão com suas vítimas, quer se preparar para morrer, certo, coloquem ele na solitária para que pense bem em seus erros, para que sinta o abandono, a agonia, para que sinta a impotência que suas vítimas sentiram. continuar lendo

Essa doença é muito conveniente, porém, somente para ele.

Seria bom que ele, esse pobre idoso, fosse esquecido, já que agora ele não pode mais continuar a fazer aquilo que o condenou.

Esquecido, porém, continuar preso. continuar lendo

Fui paciente deste homem, que se dizia médico, na época eu era casada e "achava" que não podia engravidar... segundo exames deste sujeito eu tinha um mioma muito grande e meu ex marido espermas infantis!! Ele queria me dar um remédio para limpar meu útero, para fazer a fertilização, ele queria td muito rápido.... mas como ele pediu na época (1994) U$ 15.000,00, decidimos esperar um pouco.... o meu mioma hj tem quase 22 anos! Eu estava grávida!!!!
Detalhe eu falei na época que não havia gostado da maneira que ele me examinou, ninguém acreditou!!!
Ele JAMAIS deve ser solto!! Teria praticado outro crime se eu não optasse por esperar!! continuar lendo

Particularmente, sou contra a concessão do indulto pelo Presidente da República neste caso. Vamos aguardar, mas acredito que, tendo em vista a repercussão do caso, bem como tendo em vista que há casos de doença bem mais grave do que o caso dele, o Presidente não concederá indulto humanitário continuar lendo