Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

No NCPC, a suspeição do juiz autoriza ação rescisória?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 7 anos

No NCPC a suspeio do juiz autoriza ao rescisria

Ação rescisória está prevista no Art. 485 e seguintes do CPC/73 e no Art. 966 e seguintes no NCPC.

O conceito dessa ação, segundo Nelson Neri Junior, é:

“É a ação autônoma de impugnação de natureza constitutiva negativa quanto ao juízo rescindendo, dando ensejo a outra relação processual distinta daquela em que foi proferida a decisão rescindenda”,

Logo, é uma ação ou instituto processual a fim de afastar a coisa julgada que tenha se formado com um dos vícios gravíssimos de nulidade previstos em lei (rol taxativo) e se necessário rejulgar a lide.

Uma das hipóteses encontra-se no inciso II do artigo 966 do Novo CPC. Vejamos:

Art. 966. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:

II - for proferida por juiz impedido ou por juízo absolutamente incompetente.

Nota-se que caso o juiz impedido profira uma decisão de mérito, se transitada em julgado, ela pode ser rescindida.

Mas e quando tal decisão é proferida por uma juiz suspeito? Haverá possibilidade de rescindir também? Não. Isso porque não há previsão no Novo CPC (igualmente era no CPC/73) que a decisão proferida por juiz suspeito possa ser rescindida.

Nesse contexto, Marcus Vinicius Rios Gonçalves esclarece:

"A competência e a imparcialidade do juiz são pressupostos processuais de validade do processo. Mas há dois graus em ambas. Há a incompetência relativa e a absoluta, a suspeição e o impedimento.

A incompetência relativa e a suspeição sanam-se dentro do próprio processo, antes que transite em julgado, porque não são de ordem pública. Compete às partes sua alegação (embora a suspeição possa ser reconhecida pelo juiz de ofício), por meio de exceção ritual, sob pena de preclusão."

Portanto, o art. 966, inciso II, do CPC/15 dispõe que a sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente. A suspeição do juiz não é hipótese que autoriza a ação rescisória.

Bibliografia: Fredie Diddier.


Colega Advogado (a), confira a 2a edição do Manual Prático do Novo CPC, com 75 peças cíveis (separadas com documentos diferentes) e devidamente atualizadas com o Novo CPC!

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10424
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-ncpc-a-suspeicao-do-juiz-autoriza-acao-rescisoria/409283261

Informações relacionadas

[Modelo] Ação Rescisória por Impedimento do juiz - Resolvendo Peças Práticas da OAB - XXIX Exame de Ordem Unificado.

Roberto Ferrari, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Ação Rescisória

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 13 anos

Na apelação somente as questões julgadas na sentença podem ser objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal? - Denise Cristina Mantovani Cera

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 15 anos

Entenda as diferenças entre impedimento e suspeição

Você sabe o que é a ação rescisória trabalhista para a Justiça do Trabalho?

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tema importante e que já foi questão de diversos concursos públicos, dentre eles o TJ-DFT 2016:

No que tange a recursos processuais e ação rescisória, assinale a opção correta.
a) O vício de julgamento decorre da aplicação incorreta da regra processual e acarreta a anulação da sentença, ao passo que o vício de procedimento surge da incorreta apreciação da questão de direito e gera a reforma da decisão.
b) O julgador deve proceder, diretamente, ao exame do mérito nos embargos de declaração, por ser desnecessário fazer juízo de admissibilidade desse recurso.
c) A suspeição fundada do magistrado enseja a propositura de ação rescisória contra a sentença que ele tenha prolatado. (INCORRETA, pois a suspeição não possibilita a ação rescisória, havendo preclusão, conforme explicado acima).
d) A aptidão do órgão jurisdicional de conhecer, de ofício, as questões de ordem pública, nos recursos processuais, decorre do efeito translativo.
e) O terceiro juridicamente interessado não figura como parte legítima para a propositura de ação rescisória.
Correta: D (o efeito translativo está relacionado ao exame das questões de ordem pública, eis que, ainda que não decididas pelo juízo a quo, ficariam transferidas ao tribunal destinatário do recurso por força do art. 485, § 3º, e art. 1.013, §§ 1º e , do CPC. Ou seja, o efeito translativo deve ser contextualizado a partir da permissão concedida ao Tribunal quanto ao exame das questões de ordem pública (CPC, art. 485, § 3º) insuscetíveis de preclusão") continuar lendo

Parabéns Doutora Flávia. Excelente artigo. É um tema de suma importância, porquanto apenas nos casos de impedimento ou incompetência autorizam a rescisória. Portanto, a suspeição tem que ser alegada no momento processual oportuno. continuar lendo

parabéns drª continuar lendo

Obrigada, Junior!!! continuar lendo

As variedades de pensamentos opostos, traz muitos conflitos entre: O que foi julgado e a defesa e o julgador, os conflitos na primeira começa entre a que acha-se como vítima e o seu defensor (advogado), segunda é a decisão do julgado principalmente nas peq. causas, já vi muitos erros gravissimos decidido pela justiça, e nada pude fazer, agora aconteceu novamente comigo, e tenho só decepção com o que não acredito em justiça, troco por injustiça, este é o nome mais correto, como uma decisão de um juiz leigo completamente incapaz de até analisar pode ser anulada depois de seu merito, ainda mais passando o tempo de recurso, que este também só alguns tem outros o tempo nada importa eles tem o tempo que quizer. continuar lendo