Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
[Modelo] Recurso de Multa de Trânsito
DOUTO SENHOR DIRETOR DO ÓRGÃO DE TRÂNSITO FISCALIZADOR DETRAN – (Sigla Estado).
Notificação nº...
NOME, brasileiro, solteiro, inscrito no CPF sob o n... E RG n..., residente e domiciliado a Rua (endereço completo), vem respeitosamente perante sua presença interpor:
RECURSO ADMINISTRATIVO
contra auto de infração de trânsito praticado em (data), às (horário), na (endereço da infração), sob o numero de série..., nos termos que seguem:
DOS FATOS E FUNDAMENTOS
a) Notificação com Data Intempestiva a da Infração
O Requerente recebeu a notificação expedida em __/__/___, por supostamente ter infringido o art. 218, inciso I, da CTB, na data de ___/___/___, às __h__min.
Entretanto, intempestiva é a presente autuação, se não vejamos:
Primeiramente, urge destacar-se que a notificação sob o nº _____________ fora a primeira e única notificação desta infração acima referida, ocorrida em __/__/____.
Em segundo, a Lei é clara e objetiva quando estabelece que o lapso de tempo entre a lavratura do Auto de Infração e a notificação via postal deve ser de trinta (30) dias, conforme dispõe o Art. 281, II do Código de Trânsito Brasileiro, onde diz:
[...] Parágrafo único. O Auto de Infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente:
[...] II – se, no prazo máximo de trinta dias, não for expedida a notificação da autuação. (grifo meu)
O presente AIT está caracterizado pela NULIDADE disposta no Artigo nº 37da Constituição Federal: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.”
Ora vislumbra-se que o órgão Autuador não observou o prazo limite estipulado pelo CTB, não cumprindo com o dever da legalidade.
Por ser patente a irregularidade que norteia o AIT em tela, com base no Art. 281, parágrafo único, I do Código de Trânsito Brasileiro, este deve ser arquivado e consequentemente, seu registro deve ser julgado insubsistente.
b) Da Irregularidade da Notificação - Da ausência de sinalização
Ainda, mesmo que seja superada a premissa acima mencionada, importa salientar que o auto de infração imposto é irregular, como será demonstrado.
O Requerente recebeu autuação na sua residência, autuado por infringir o art. 218, I, do CTB, cuja cominação legal consiste em penalidade de multa no valor de R$ ____________, cumulativamente com __ pontos na carteira.
Entretanto, questão de suma importância é a ausência de sinalização do local, nos termos do art. 80, caput e § 1º, e art. 90, que assim dispõem:
"Art. 80. Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista neste Código e em legislação complementar, destinada a condutores e pedestres, vedada a utilização de qualquer outra. § 1º A sinalização será colocada em posição e condições que a tornem perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do CONTRAN."
"Art. 90. Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta. § 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação."
Ora, a ausência de sinalização no local descrito no auto de infração, configura suficiente motivo para que se proceda ao arquivamento deste processo. Para que não restem dúvidas quanto ao asseverado, acompanham o presente recurso 03 (três) fotos do lugar indicado.
Neste sentido, veja-se o disposto no art. 61 do Código de Trânsito Brasileiro:
Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
I - nas vias urbanas:
a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:
b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
Desta feita, diante de tudo quanto se asseverou, torna-se imperioso concluir pela improcedência do presente auto de infração, ou antes, pelo necessário arquivamento do mesmo.
DO PEDIDO
Diante do exposto, fundamentando-se nos art. 281, parágrafo único, II do Código de Trânsito Brasileiro c/c Resoluções CONTRAN nº 149/2003 e nº 404/2012 c/c Art. 37 da Constituição Federal de 1988, requer-se a suspensão e anulação do AIT nº ______.
Caso entendimento seja diverso, requer-se seja o presente recurso recebido e provido para reconhecer a nulidade do AIT, tendo em vista a inexistência de sinalização no local onde a infração fora lavrada, sendo que neste caso, o Requerente estava na velocidade permitida pelo art. 61, § 1º, inciso I, alínea ‘b’ do Código de Trânsito Brasileiro.
Termos em que espera deferimento.
(cidade), (data).
___________________
NOME
Colega Advogado (a), confira o Manual Prático do Novo CPC (2a edição), com 75 peças cíveis, devidamente atualizadas com o NCPC e ganhe de bônus um e-book com 207 modelos de recursos de Multa de Trânsito. É por tempo limitado!
50 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.
Ótimo modelo Dra. Flávia!
Apenas complementando, alguns Detrans, Ciretrans, ou órgãos municipais que fiscalizam o trânsito em determinadas cidades, disponibilizam seus próprios modelos também. Deixo como sugestão:
- Dentran SP: http://www.detran.sp.gov.br/wps/wcm/connect/9512ed7e-44ea-4ef0-b7f7-8af770b76c35/MODELO_REQUERIMENTO_PARA_RECURSO_DE_MULTA.pdf?MOD=AJPERES
- CET (SP Capital): http://www.cetsp.com.br/consultas/multas/orientacao-sobre-notificacaoerecurso-de-multa-de-trânsito-ao-dsv.aspx#comofazerrecurso continuar lendo
Muito obrigada. É de grande valia sua complementação!!! continuar lendo
Modelo???
Aquilo não serve pra nada! Aqueles modelos são uma piada. Poucas linhas e informações inúteis continuar lendo
Parabéns!! Excelente trabalho!
Na verdade estou pesquisando para dar entrada numa ação revisional!! Condenado incurso no crime latrocínio, mas que não teve a participação nas circunstancias fáticas. No momento anterior foi requerida a revogação da prisão preventiva, com suporte na primariedade e prova de trabalho, mesmo assim foi indeferido. Já nas alegações finais, o fato de ser trabalhador e ter emprego fixo há mais de 04 (quatro) não foi mencionado. Na sentença, o julgador que não foi o mesmo da interrogação do acusado, citou o fato de não sido incluso a condição de trabalho com vinculo empregatício. Então é nessa citação é há a possibilidade da revisão da pena, a qual totalizou em 21 anos em regime fechado. o que podem me ajudar?? fico grato!! gsfsalvador1954@gmail.com continuar lendo
Papel inútil já que sequer é lido na íntegra. Só é cancelada multa com erro de preenchimento . Quanto ao mérito pode esquecer a palavra de policial corrupto e incompetente tem fé pública e equipamentos eletrônicos como rastreador não são aceitos co prova...... então esse papel é inútil continuar lendo
Caro Leo, vi o artigo e os comentários. Vide o que escrevo, ao fim. O DER me autua por excesso de velocidade (52 x 40Km/h) em 20/julho (sem me parar), logo, só eles ficam sabendo. Dizem que expediram em 31/julho. No mesmo 31/julho, dizem que não encontraram "Defesa" da Autuação. Mas a Autuação tem "Data da Postagem" em 27/setembro. No mesmo documento já uma lambança, mas, como tu dissestes, essas coisas têm (má) Fé Pública. continuar lendo
Como sempre, excelente e útil publicação, Dra Flávia! continuar lendo
Muito obrigada, Diuliano!! continuar lendo
Muito bom o modelo Dra. Flávia! continuar lendo