Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Crime de concussão - momento consumativo e flagrante delito

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

No crime de concussão, a situação de flagrante delito configura-se no momento da exigência da vantagem indevida, e não no instante da entrega, uma vez que tal delito é crime formal ou de consumação antecipada, isto é, se consuma com a mera exigência da vantagem indevida.

Logo, a entrega da vantagem indevida representa mero exaurimento do crime que já se consumou anteriormente.

A título de exemplo, se o funcionário público exige, em razão de sua função, vantagem indevida da vítima; dois dias depois, quando a vítima entrega a quantia exigida, não há mais situação de flagrância considerando que o crime se consumou no momento da exigência, ou seja, dois dias antes.

Neste sentido tem se manifestado o Superior Tribunal de Justiça (5ª Turma. HC 266.460-ES, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, julgado em 11/6/2015 - Informativo 564).

Por fim, apenas à título de curiosidade, insta salientar que Zaffaroni chama o exaurimento de consumação material, pois apesar de ser um crime formal, que se consuma apenas com a conduta, ao ocorrer o resultado naturalístico, resta caracterizado o exaurimento ou consumação material, pois quando ocorre o resultado naturalístico, esse crime aproxima-se muito aos crimes materiais.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12644
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crime-de-concussao-momento-consumativo-e-flagrante-delito/264262012

Informações relacionadas

Vicente de Paula Rodrigues Maggio, Advogado
Artigoshá 5 anos

O Crime de Corrupção Passiva (Código Penal, art. 317)

Vicente de Paula Rodrigues Maggio, Advogado
Artigoshá 5 anos

Os Crimes de Concussão e Excesso de Exação (Código Penal, arts. 316)

Thiago Henrique Boaventura, Advogado
Artigoshá 7 anos

Tudo o que você precisa saber sobre Audiência de Custódia

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 13 anos

Quais são os requisitos para a responsabilidade penal das pessoas jurídicas nos crimes ambientais? - Denise Cristina Mantovani Cera

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 17 anos

Supremo Tribunal Federal STF - HABEAS CORPUS: HC 89686 SP

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)