Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Consumação do crime de tráfico de drogas na modalidade adquirir e o STJ

Lei de Drogas.

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

Primeiramente, insta ressaltar que o tipo penal do art. 33, caput, da Lei de Drogas é um tipo misto alternativo (crime de ação múltipla ou crime de conteúdo variado), que é aquele que contém vários núcleos e caso o agente pratique dois ou mais deles, contra o mesmo objeto material, estará caracterizado um único delito.

Uma das condutas do crime de tráfico de drogas (art. 33) consistente no núcleo do tipo "adquirir". Assim, a conduta de negociar por telefone a aquisição de droga e também disponibilizar o veículo que seria utilizado para o transporte do entorpecente configura o crime de tráfico de drogas em sua forma CONSUMADA (e não tentada), ainda que a polícia, com base em indícios obtidos por interceptações telefônicas, tenha efetivado a apreensão do material entorpecente antes que o investigado efetivamente o recebesse.

Portanto, para que configure a conduta de "adquirir", prevista no art. 33 da Lei nº 11.343/2006, não é necessária a tradição do entorpecente e o pagamento do preço, bastando que tenha havido o ajuste. Desse modo, não é indispensável que a droga tenha sido entregue ao comprador e o dinheiro pago ao vendedor, bastando que tenha havido a combinação da venda.

Neste sentido tem se posicionado o Superior Tribunal de Justiça - 6ª Turma. HC 212.528-SC, Rel. Min. Nefi Cordeiro, julgado em 1º/9/2015 (Info 569).

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7472
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumacao-do-crime-de-trafico-de-drogas-na-modalidade-adquirir-e-o-stj/264413046

Informações relacionadas

Luiz Carlos Felipe, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Alegações Finais no Tráfico de Drogas art. 33 da Lei 11.343/06

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Crime de roubo - consumação e atual entendimento do STJ

Lucas Cotta de Ramos, Advogado
Artigoshá 2 anos

Qual a diferença entre posse e porte ilegal de arma de fogo e munições?

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 6 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-62.2014.8.19.0001 RIO DE JANEIRO CAPITAL 43 VARA CRIMINAL

RAFAEL PONCIANO COSTA, Advogado
Modeloshá 4 anos

Defesa Preliminar - Rejeição da Denúncia - Ausência de Justa Causa

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)