Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Tráfico de drogas - conduta consistente em negociar por telefone e o STJ

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

De acordo com decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (Informativo 569), a conduta consistente em negociar por telefone a aquisição de droga e também disponibilizar o veículo que seria utilizado para o transporte do entorpecente configura o crime de tráfico de drogas em sua forma consumada - e não tentada -, ainda que a polícia, com base em indícios obtidos por interceptações telefônicas, tenha efetivado a apreensão do material entorpecente antes que o investigado efetivamente o recebesse.

Em primeiro lugar, nota-se que o tipo penal em comento é de ação múltipla ou conteúdo variado, uma vez que apresenta diversas formas de violação da mesma proibição, bastando, para a consumação do crime, a prática de uma das ações previstas no artigo 33, caput, da Lei 11.343/2006.

Nesse sentido, a Segunda Turma do STF (HC 71.853-RJ, DJ 19/5/1995) decidiu que a modalidade de tráfico "adquirir" completa-se no instante em que ocorre a avença entre comprador e vendedor.

Outrossim, conforme entendimento do STJ, incide no tipo penal, na modalidade "adquirir", o agente que, embora sem receber a droga, concorda com o fornecedor quanto à coisa, não havendo necessidade, para a configuração do delito, de que se efetue a tradição da droga adquirida, pois que a compra e venda se realiza pelo consenso sobre a coisa e o preço (REsp 1.215-RJ, Sexta Turma, DJ 12/3/1990).

Portanto, a negociação com aquisição da droga e colaboração para seu transporte constitui conduta típica, encontrando-se presente a materialidade do crime de tráfico de drogas.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4060
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trafico-de-drogas-conduta-consistente-em-negociar-por-telefone-e-o-stj/265308499

Informações relacionadas

Guilherme dos Santos Interaminense, Advogado
Notíciashá 8 anos

Pureza da droga é irrelevante para fins de dosimetria da pena

Daniel Gomes, Advogado
Artigoshá 4 anos

A negociação de drogas por telefone pode se caracterizar trafico de drogas?

Clara Schmitt, Advogado
Artigoshá 6 anos

Qual a punição para o homicídio praticado no trânsito?

Karen Luz Advogada, Advogado
Artigoshá 3 anos

Não se prende em flagrante delito o condutor de veículo automotor que socorre vítima de acidente de trânsito

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

STJ: é possível aplicar o princípio da consunção entre o art. 33, § 1º pelo art. 33, caput (Lei de Drogas)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)