Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Qual o papel do Ministério Público Estadual no controle de constitucionalidade de leis municipais?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

Primeiramente, salienta-se que o Ministério Público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos sociais e individuais indisponíveis. (arts. 127, caput, da CF/88 e 176 do Novo CPC).

No que concerne a atuação JUDICIAL do Ministério Público, o Procurador Geral de Justiça possui legitimidade para propor ADI, ADC e ADO (controle concentrado de constitucionalidade).

Há uma atuação do Ministério Público como “custos legis”. Assim, todo membro de aludida Instituição (Promotores e Procuradores) podem, no curso dos processos em que oficiarem, arguir, incidentalmente, a inconstitucionalidade de leis Municipais em face da Constituição da República, bem como em face da Constituição Estadual (controle difuso de constitucionalidade).

Ressalta-se que é perfeitamente possível arguir a inconstitucionalidade de leis municipais incidentalmente nas ações civis públicas, conforme atual entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Ademais, insta salientar ser obrigatória a atuação do Ministério Público (por meio de Procuradores) nos incidentes de inconstitucionalidade. Ainda na qualidade de “custos legis”, Procuradores de Justiça oficiam, por delegação do Procurador Geral de Justiça, nas ADI, ADC e ADO.

No que tange a atuação extrajudicial do Ministério Público, nota-se que tal instituição poderá se valer de instrumentos para a consecução da retirada das leis municipais inconstitucionais do ordenamento jurídico, por meio de expedição de recomendação para modificar e/ou revogar as leis municipais inconstitucionais, bem como através de termo de ajustamento de conduta (TAC), que é um acordo firmado pelos Promotores de Justiça exclusivamente, durante o tramite de inquérito civil ou procedimentos preparatórios.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4820
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-o-papel-do-ministerio-publico-estadual-no-controle-de-constitucionalidade-de-leis-municipais/306634493

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 4 anos

Supremo Tribunal Federal STF - EMB.DECL. NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5267 MG

Marcela Bragaia, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo Denúncia para o Ministério Público - Irregularidades Equipamento Público

Amanda Siqueira, Advogado
Artigoshá 3 anos

O Controle Constitucional de Leis no Âmbito Municipal

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

De quem é a competência para analisar a inconstitucionalidade de lei municipal face às Constituições Estadual e Federal? - Ariane Fucci Wady

Moacir Machado da Silva, Advogado
Artigoshá 4 anos

O Ministério Público na Ação Declaratória de Constitucionalidade

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O TAC portanto não pode ser convencionado durante uma ADI? continuar lendo