Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

O que é o fenômeno da "fossilização da Constituição"?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

Inicialmente, insta esclarecer que, no contexto do controle de constitucionalidade, o efeito vinculante em ADI e ADC não atinge o Poder Legislativo no exercício de sua função típica de legislar, produzindo eficácia contra todos (“erga omnes”) e efeito vinculante aos demais órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.

Ao analisar a possibilidade de vinculação também para o Legislativo (no caso de sua função típica de legislar), essa possível interpretação (diversa da literalidade constitucional) significaria o “inconcebível fenômeno da fossilização da Constituição”.

O Legislativo, assim, poderá, inclusive, legislar em sentido diverso da decisão dada pelo STF, ou mesmo contrario a ela, sob pena, em sendo vedada essa atividade, de significar inegável petrificação da evolução social.

Isso porque o valor segurança jurídica, materializado com a ampliação dos efeitos “erga omnes” e “vinculante”, sacrificaria o valor justiça da decisão, tendo em vista que impediria a constante atualização das Constituições, bem como dos textos normativos por obra do Poder Legislativo.


Fonte:

Pedro Lenza

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11471
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-o-fenomeno-da-fossilizacao-da-constituicao/307126354

Informações relacionadas

Daniel Torres Taborda, Advogado
Artigoshá 4 anos

Do que se trata o fenômeno da "Fossilização da Constituição"?

Felipe Neri Horwath Almeida, Estudante de Direito
Artigoshá 10 anos

Técnica da lei "ainda constitucional"

Doutor Penal, Advogado
Artigoshá 4 anos

Súmula vinculante x Adin e ADPF

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

No que consiste o princípio da parcelaridade no âmbito do controle concentrado de constitucionalidade? - Denise Cistina Mantovani Cera

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Cabe controle de constitucionalidade de súmula vinculante? - Ariane Fucci Wady

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Seria legal, colocar fonte, uma vez que, nada você explicou, esse trecho está completo no livro do Pedro Lenza. continuar lendo

Seria legal colocar a fonte, uma vez que nada você explicou; esse trecho está no completo no livro do Pedro Lenza. ** continuar lendo