Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Legitimidade do Ministério Público para propor revisão criminal

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

O Ministério Público encarna hoje o interesse primordial do Estado que consiste na obtenção de uma sentença justa, seja ela absolutória ou condenatória.

Por ser uma parte diferenciada (ou parte imparcial, para se utilizar de força de expressão), é que se admite, de forma hoje incontestável, que, por exemplo, recorra em favor do réu, que peça antes sua absolvição ou que impetre habeas corpus em prol do agente.

Assim, agindo como fiscal da correta aplicação da lei, naquilo que se convencionou chamar de custos legis, não há como se negar, ao Ministério Público, a titularidade da revisão criminal.

Desse modo, em que pese o CPP não faça referência, há diversos autores (Norberto Avena, por exemplo) que entendem que a CF/88 autoriza o Ministério Público, pelo teor do art. 127, a propositura de revisão criminal, desde que o faça em favor do acusado.

Vale lembrar, entretanto, que o Supremo Tribunal Federal entende pela inadmissibilidade do Ministério Público para a propositura de Revisão Criminal. Vejamos um julgado:

REVISÃO CRIMINAL - LEGITIMIDADE. O Estado-acusador, ou seja, o Ministério Público, não tem legitimidade para formalizar a revisão criminal, pouco importando haver emprestado ao pedido o rótulo de habeas corpus, presente o fato de a sentença já ter transitado em julgado há mais de quatro anos da impetração e a circunstância de haver-se argüido a competência da Justiça Federal, e não da Justiça Estadual, sendo requerente o Procurador da República (RHC 80796).

Igualmente, Guilherme Nucci entende não ser razoável que o MP possa constituir parte ativa parte ativa na revisão criminal, pois não há previsão legal para autorizar o agir.

Logo, embora o STF e o Guilherme Nucci entendam pela inadmissibilidade, com todo o respeito a Suprema Corte e o ilustre e renomável doutrinador, tomado o Ministério Público de forma mais abrangente, despido da condição de mero acusador, não há como se negar à Instituição a possibilidade de, na busca da correta aplicação da justiça, manejar pedido de revisão criminal.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4104
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/legitimidade-do-ministerio-publico-para-propor-revisao-criminal/309416914

Informações relacionadas

Artigoshá 6 anos

A legitimidade do Ministério Público para requerer revisão criminal.

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 23 anos

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EM HABEAS CORPUS: RHC 80796 SP

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

O princípio do duplo grau de jurisdição

Sérgio Luiz Barroso, Advogado
Artigoshá 6 anos

O que é e como funciona a Revisão Criminal?

Robson Souto, Advogado
Notíciashá 6 anos

É cabível habeas corpus para questionar a imposição de medidas cautelares diversas da prisão?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom, esse entendimento precisa ser mudado !! continuar lendo