Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Qual a diferença entre as ações de reintegração de posse e a reivindicatória?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

De uma forma bem simples e objetiva, vejamos a diferença:

Primeiramente, na AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE a pessoa tem a posse, mas é privado dela (seja por invasão de terra ou qualquer outro meio). Assim, a saída é ingressar com uma ação de reintegração de posse visando que o invasor seja desalojado do local.

No caso da AÇÃO REIVINDICATÓRIA, por sua vez, a pessoa tem o título de propriedade, mas não a posse, que está sendo exercida por outra pessoa.

Caso a pessoa tenha o título de propriedade, mas não haja prova de que tenha a posse, ela quer que o possuidor saia do imóvel. Portanto deve ingressar com a ação reivindicatória. Logo, a ação de reintegração deverá ser julgada improcedente, resguardado o direito de se ingressar com a ação correta.

Somente à título de complementação, a atual jurisprudência entende que não é possível a aplicação do PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE entre as ações de reintegração de posse a a ação reivindicatória, pois o fundamento do pedido é diverso.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações87858
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-as-acoes-de-reintegracao-de-posse-e-a-reivindicatoria/311631400

Informações relacionadas

Raimundo Soares, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação Reivindicatória

Pedro Almeida Costa, Juiz de Direito
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação reivindicatória

Gabriel Magalhães Comegno, Advogado
Artigoshá 3 anos

Reintegração de posse x Reivindicatória

Bruno Godoi, Advogado
Artigoshá 4 anos

Imissão de posse, reintegração de posse e despejo: ações infungíveis

Wagner Alves Evangelista, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Ações Possessórias e Petitórias: Entenda as Diferenças.

27 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Simples, objetivo e ao mesmo tempo esclarecedor . continuar lendo

Boa Noite

Dra. Flávia

Quanto ao "jurisprudência entende que não é possível a aplicação do PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE entre as ações de reintegração de posse a a ação reivindicatória, pois o fundamento do pedido é diverso."

Poderia mencionar algum julgado ou mesmo material para estudo? continuar lendo

Às vezes não é necessário enfeitar e exagerar, fazendo textos gigantescos daqueles que quando chega-se no final não lembra-se o que se leu no início, para demonstrar conhecimento e praticidade... Parabéns pelo texto, claro e objetivo... obrigada por compartilhar conosco!!! continuar lendo

Exatamente....Disse tudo. continuar lendo

Vixe! O que tem de bonita tem de excesso de objetividade. Dela eu gostei. Do texto não. continuar lendo

Olá Ronaldo.
O objetivo desse texto é fazer um BREVE resumo, simples e claramente, de tais institutos, a fim de fácil compreensão. Quando o meu objetivo for explicar, detalhadamente e de forma pormenorizada os aludidos institutos, farei com excelência. continuar lendo

Tu gostas de texto prolixo é ????? continuar lendo