Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

No NCPC, petição inicial pode ser indeferida pelo juiz se o autor não souber o endereço eletrônico do réu?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

De acordo com o NCPC o que acontece se o autor no souber o endereo eletrnico do ru

A petição inicial pode ser indeferida pelo juiz se o autor não souber o endereço eletrônico do réu?

NÃO!

Nos termos do Novo CPC, em seu art. 319, inciso II, a petição inicial indicará, dentre outros, "o endereço eletrônico".

A indicação do endereço suscita algumas questões.

Isso porque nem todos os litigantes tem endereço eletrônico. Ademais, haverá real dificuldade do autor em saber o endereço eletrônico do réu.

Dessa maneira, fica o seguinte questionamento: Caso o autor omita essa informação, como o juiz saberá se ele tem ou não o endereço eletrônico?

Em primeiro lugar, conforme dispõe o parágrafo 1o do artigo 319 do novo CPC, caso não disponha das informações previstas no inciso II, poderá o autor requerer ao juiz diligências necessárias a sua obtenção, na própria petição inicial.

Outrossim, caso seja possível a citação do réu com as informações dispostas na PI do autor, o magistrado não poderá indeferir a petição inicial (parágrafo 2º).

Por fim, a petição inicial não será indeferida pelo não atendimento ao disposto no inciso II do art. 319 do NCPC, caso a obtenção de tais informações tornam-se: impossível ou excessivamente oneroso o acesso à justiça.

Portanto, nota-se que caso o autor não saiba o endereço eletrônico do réu, a petição inicial NÃO poderá ser indeferida pelo juiz se:

A) for possível citação do réu (com as informações constantes na petição inicial);

B) se a obtenção de tais informações (endereço eletrônico) tornar impossível ou excessivamente oneroso o acesso à justiça.

Bibliografia: Fredie Diddier.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores760
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24951
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-ncpc-peticao-inicial-pode-ser-indeferida-pelo-juiz-se-o-autor-nao-souber-o-endereco-eletronico-do-reu/367191389

Informações relacionadas

Salomão Viana, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 9 anos

Se o autor não souber o endereço do réu, o juiz está obrigado a ordenar diligências para obter a informação?

Weverton Oliveira, Estudante de Direito
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Emenda à inicial

Ighor Jacintho, Advogado
Artigoshá 8 anos

Email na Petição Inicial? O que o Novo CPC diz

Karine Câmara, Advogado
Modeloshá 4 anos

Contestação Trabalhista

Hiromoto Advocacia, Advogado
Notíciashá 2 anos

Direitos dos portadores de doenças autoimunes

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezada Flávia, claro e objetivo o conteúdo.

Permita-me um acréscimo, caso o profissional não disponha do conhecimento do endereço eletrônico, é bom, na sua PI, mencionar os incisos do artigo - "... deixo de preceituar o endereço eletrônico em conformidade com art. inc. .......

Só para evitar um magistrado que" ama " os advogados.
Abraços continuar lendo

Ótima dica! continuar lendo

Paulo Abreu eu devo colocar isso nos fatos ou no final do cabeçalho da petição? continuar lendo

Realmente, tudo é uma questão de proporcionalidade. Valeria aí a seguinte técnica de ponderação: Se fosse indeferida a norma que previu o dispositivo seria inconstitucional diante do princípio do acesso á Justiça (artigo , XXXV CF), norma que regula como regra o direito de ação. Outra questão elegante é a referente a saber se o artigo 292, inciso V do novo CPC tornou obsoleta a Súmula nº 326/STJ. Isso é um perigo que está passando a latere na Comunidade Jurídica. A Súmula nº 326/STJ estabelece que se o Juiz atribuir valor diverso do pedido, no caso do dano moral, não haverá sucumbência do autor. Isso surgiu num momento em que o CPC admitia pedidos genéricos de danos morais. Agora não! A lei é expressa ! Não há possibilidade de pedidos genéricos de danos morais - os pedidos devem ser em valores expressos - se o autor pedir demais e o Juiz der um valor inferior - o autor sucumbirá - dizem os especialistas que isso foi feito para combater a indústria do dano moral. Esse deve ser o cuidado na hora de elaborar uma petição inicial. Aí está o verdadeiro perigo a ser considerado pela comunidade jurídica. Já deu para perceber que a jurisprudência brasileira é conservadora em temas atinentes a danos morais - não se aplica a teoria do dano exemplar (exemplary damages theory) mas aplica-se como regra a vedação do enriquecimento sem causa. O que o autor deve fazer é buscar os Informativos STJ que tem tabelas sugestivas de danos morais - o que vem sendo aplicado de modo mais ou menos uniforme pelos juízes - evitando, assim, que seus clientes sejam surpreendidos com imposição de sucumbência se o valor atribuído for menor. Parabéns pelo artigo. continuar lendo

Estava exatamente com essa dúvida, Dra.
Tenho uma inicial contra uma montadora que não dispõe de endereço eletrônico.
Seu contato é exclusivo mediante telefone ou campo de mensagem dentro de seu site, mas um e-mail, propriamente dito, não há. continuar lendo

No caso de pessoa jurídica é possível obter o endereço eletrônico pesquisando o nº do cnpj no site de pesquisas da Receita Federal, campo: "Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral". continuar lendo