Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Afinal, na investigação criminal, a presença do advogado é obrigatória?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

Afinal na investigao criminal a presena do advogado obrigatria

A Lei nº 13.245, de 2016 alterou a redação do inciso XXI do art. 7o do Estatuto da OAB. Vejamos:

XXI - assistir a seus clientes investigados durante a apuração de infrações, sob pena de nulidade absoluta do respectivo interrogatório ou depoimento e, subsequentemente, de todos os elementos investigatórios e probatórios dele decorrentes ou derivados, direta ou indiretamente, podendo, inclusive, no curso da respectiva apuração:

a) apresentar razões e quesitos;

O advogado, com o objetivo de assistir (auxiliar) seu cliente que esteja sendo investigado, possui o direito de estar presente no interrogatório e nos depoimentos que forem colhidos durante o procedimento de apuração da infração.

Durante os atos praticados, além de estar presente, o advogado tem o direito de:

  1. Apresentar razões (argumentar e defender seu ponto de vista sobre algo que vá ser decidido pela autoridade policial ou sobre alguma diligência que precise ser tomada); e
  2. Apresentar quesitos (formular perguntas ao investigado, às testemunhas, aos informantes, ao ofendido, ao perito etc.).

As razões e os quesitos poderão ser formulados durante o interrogatório e o depoimento ou, então, por escrito, durante o curso do procedimento de investigação, como no caso de um requerimento de diligência ou da formulação de quesitos a serem respondidos pelo perito.

A doutrina majoritária e a jurisprudência sempre entenderam que não é obrigatória a presença de advogado ou Defensor Público durante o interrogatório realizado no inquérito policial ou em qualquer outro procedimento de investigação pré-processual.

Com o novo inciso XXI do art. 7º, a presença do advogado ou Defensor Público não passou a ser obrigatória durante a investigação criminal (fase pré-processual). O novo inciso XXI do art. 7º não impõe que todos os interrogatórios realizados durante a investigação criminal tenham, obrigatoriamente, a presença de advogado.

O que esse dispositivo garantiu foi o direito do advogado de, se assim desejar, se fazer presente no interrogatório do seu cliente e nos demais depoimentos. O inciso acrescenta novo direito ao advogado que, reflexamente, acarreta benefícios ao investigado. O objetivo da Lei não foi o de instituir ampla defesa automática e obrigatória nas investigações criminais, mas sim o de garantir respaldo legal para que os advogados possam melhor exercer suas funções.

Dessa maneira, nota-se que a presença da defesa técnica no interrogatório e nos demais atos da investigação criminal continua sendo facultativa.

Ademais, salienta-se que o inquérito policial é inquisitorial e que a ele não se aplicam as garantias do contraditório e da ampla defesa.

Para que o advogado participe do interrogatório e dos depoimentos, assistindo ao seu cliente, é necessário procuração, isso porque, o próprio Estatuto da OAB afirma que “o advogado postula, em juízo ou fora dele, fazendo prova do mandato” (art. 5º).


Dr (a), confira meu eBook sobre o NOVO CPC:http://www.carreiradoadvogado.com.br/principais-mudancasenovidades-do-novo-cpc-1 e mantenha-se atualizado de maneira simples, objetiva e esquematizada!

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores760
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6923
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/afinal-na-investigacao-criminal-a-presenca-do-advogado-e-obrigatoria/370227000

Informações relacionadas

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 anos

O investigado não precisa estar necessariamente acompanhado por advogado no inquérito policial

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Após a Lei 13.245/16, a presença do advogado passou a ser obrigatória durante a investigação criminal?

Francisco Dirceu Barros, Promotor de Justiça
Artigoshá 8 anos

As alterações provocadas pela lei 13.245/2016 no inquérito policial

Carlos Dantas, Advogado
Artigosano passado

O advogado pode acompanhar depoimento e apresentar razões e quesitos para as testemunhas em sede policial?

Elias Trevisol, Advogado
Artigoshá 8 anos

É obrigatória a presença do Advogado no inquérito policial?

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente texto, parabéns, Dra!!! Sempre bom ler suas contribuições!! continuar lendo

Ótimo artigo Dra., aliás esse fato está em discussão por conta de alguns episódios envolvendo a Polícia Federal. O Conselho Federal tem reclamado muito da limitação que alguns delegados têm imposto aos advogados, sendo inclusive objeto de reclamação para o Ministro de Justiça.

http://paranaportal.uol.com.br/policial/oab-requer-mais-acesso-para-advogados-na-policia-federal/ continuar lendo

Artigo muito bom e objetivo. Obrigado a Dra. Flávia T. Ortega pela contribuição. continuar lendo

Muito bom o texto. Parabéns à autora!! continuar lendo