Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Internação de adolescente não exige número mínimo de infrações, decide STJ

Após anos de divergência jurisprudencial, é pacificado o entendimento no STF e STJ

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 8 anos

Internao de adolescente no exige nmero mnimo de infraes decide STJ

Quais são as medidas socioeducativas que implicam privação de liberdade?

• Semiliberdade;

• Internação.

Semiliberdade (art. 120 do ECA)

Pelo regime da semiliberdade, o adolescente realiza atividades externas durante o dia, sob supervisão de equipe multidisciplinar, e fica recolhido à noite.

O regime de semiliberdade pode ser determinado como medida inicial imposta pelo juiz ao adolescente infrator, ou como forma de transição para o meio aberto (uma espécie de “progressão”).

Internação (arts. 121 e 122 do ECA)

Por esse regime, o adolescente fica recolhido na unidade de internação.

A internação constitui medida privativa da liberdade e se sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Pode ser permitida a realização de atividades externas, a critério da equipe técnica da entidade, salvo expressa determinação judicial em contrário.

A medida não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses.

Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos.

Se o interno completar 21 anos, deverá ser obrigatoriamente liberado, encerrando o regime de internação.

O juiz somente pode aplicar a medida de internação ao adolescente infrator nas hipóteses taxativamente previstas no art. 122 do ECA, pois a segregação do adolescente é medida de exceção, devendo ser aplicada e mantida somente quando evidenciada sua necessidade, em observância ao espírito do Estatuto, que visa à reintegração do menor à sociedade (STJ HC 213778).

Veja a redação do art. 122 do ECA:

Art. 122. A medida de internação só poderá ser aplicada quando:

I — tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa;

II — por reiteração no cometimento de outras infrações graves;

III — por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

“Reiteração no cometimento de outras infrações graves”

Ao se interpretar essa expressão, foi construída a tese de que, para se enquadrar na hipótese do inciso II, o adolescente deveria ter cometido, no mínimo, três infrações graves.

Assim, somente no terceiro ato infracional grave (após ter praticado outros dois anteriores) é que o adolescente receberia a medida de internação.

A jurisprudência acolhe esse critério?

NÃO mais.

Atualmente, tanto o STF como o STJ entendem que, para se configurar a “reiteração na prática de atos infracionais graves” (art. 122, II) não se exige a prática de, no mínimo, três infrações dessa natureza. Não existe fundamento legal para essa exigência.

A exigência de no mínimo três infrações foi adotada durante muitos anos pela jurisprudência como forma de “abrandar” a aplicação do ECA, mas esse entendimento está atualmente superado.

Em suma, o que vigora atualmente:

O ECA não estipulou um número mínimo de atos infracionais graves para justificar a internação do menor infrator com fulcro no art. 122, II, do ECA (reiteração no cometimento de outras infrações graves).

Logo, cabe ao magistrado analisar as peculiaridades de cada caso e as condições específicas do adolescente a fim de aplicar ou não a internação.

Está superado o entendimento de que a internação com base nesse dispositivo somente seria permitida com a prática de no mínimo 3 infrações.

STJ. 5ª Turma. HC 332.440/SP, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, julgado em 24/11/2015.

Fonte: dizer o direito.


ATENÇÃO! Confira o modelo de petição inicial conforme o NCPC. Esse modelo e mais 56 peças cíveis, devidamente atualizados com o Novo CPC, encontram-se no e-book (Manual Prático do Novo CPC). Confira e facilite seu trabalho.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4767
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/internacao-de-adolescente-nao-exige-numero-minimo-de-infracoes-decide-stj/392411905

Informações relacionadas

Síntese Criminal, Operador de Direito
Artigoshá 3 anos

Acordo de não persecução: Cuidado! Se a violência for essa, ele poderá, sim, ser oferecido.

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Modeloshá 8 anos

Modelo de petição inicial conforme o Novo CPC

Petição - TJBA - Ação Liberdade Assistida - Execução de Medidas Sócio-Educativas - de Juízo da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Feira de Santana

Georges Humbert, Advogado
Artigoshá 9 anos

Redução da maioridade penal no Brasil: é possível e é bom?

Mayara Tiberio, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Princípios Norteadores do ECA

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excesso de crimes no seio social perpetrados por "petizes que se iniciavam na vida"bandida", exigiu resposta adequada do STJ. continuar lendo

Exatamente, Marcel. continuar lendo

Assunto que já foi muito discutido tanto na doutrina, quanto na jurisprudência e que, finalmente, está pacificado. continuar lendo

Excelente postagem! Bem esclarecedora! continuar lendo

Não há dúvidas que a atual jurisprudência é uma melhora bem vinda.
No entanto a lei em si tem uma forte vertente utópica e está mais do que na hora de assumir a falência do ECA e partir para outra postura.
Como a infração cometida pelo menor é exatamente aquela prevista na lei penal, mudando apenas o tempo de internação, deveríamos ter a pena aplicável ao maior de idade impingida ao menor infrator, mudando apenas as instalações de internamento, não misturando maiores e menores, oferecendo aos últimos educação formal e trabalho como meio de abreviar a pena. continuar lendo