Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Todas as normas de processo civil são cogentes?

Publicado por Flávia Ortega Kluska
há 7 anos

Afinal todas as normas de processo civil so cogentes

Todas as normas de processo civil são cogentes?

NÃO!

As normas de processo civil integram o direito público e são predominantemente cogentes, isto é, são normas de ordem pública, que não podem ser derrogadas pela vontade do particular, vez que são editadas com a finalidade de resguardar os interesses da sociedade.

Entretanto, embora menos comum, existem normas processuais civis não cogentes (também chamadas de dispositivas), que são aquelas que não contém um comando absoluto, inderrogável e podem ser divididas em:

A) permissivas: quando autoriza o interessado a derrogá-la, dispondo da matéria da forma como lhe convier.

B) supletiva: aplicável na falta de disposição em contrário das partes.

Ressalta-se que, com o Novo CPC, foi ampliada as hipóteses de derrogação, pelas partes, das normas processuais, permitindo, de forma aberta, que elas convencionem alterações nos procedimentos com a fiscalização e a supervisão do juiz para adaptar a luz as especificidades da causa, conforme dispõe o art. 190.

Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo.

Parágrafo único. De ofício ou a requerimento, o juiz controlará a validade das convenções previstas neste artigo, recusando-lhes aplicação somente nos casos de nulidade ou de inserção abusiva em contrato de adesão ou em que alguma parte se encontre em manifesta situação de vulnerabilidade.

Além de entabular negociação processual nas causas que permitam autocomposição (art. 190, caput, NCPC), podem, ainda, as partes estabelecer um cronograma dos atos do processo, nos termos do art. 191 do CPC/15.

Art. 191. De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso.

§ 1o O calendário vincula as partes e o juiz, e os prazos nele previstos somente serão modificados em casos excepcionais, devidamente justificados.

§ 2o Dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário.

No entanto, isso não afasta o caráter predominantemente público das normas de processo, que se evidencia na atribuição de poder ao juiz para controlar as convenções, recusando-se a aplicá-las quando nulas ou abusivas.

Portanto, em que pese a maioria das normas processuais civis sejam cogentes (obrigatórias, pois de ordem pública), há - principalmente após o Novo CPC - diversas normas dispositivas, a exemplo das normas que tratam da possibilidade de inversão convencional do ônus da prova, prevista no art. 373, parágrafo 3o, do NCPC.

Bibliografia: Marcus Vinicius Rios Gonçalves.


Atenção, Colega advogado (a) e futuros, confira o e-book GRÁTIS "Como ser um advogado de sucesso". E confira, ainda, o Manual Prático do Novo CPC.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações677
  • Seguidores761
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/todas-as-normas-de-processo-civil-sao-cogentes/428088653

Informações relacionadas

Camila Cardoso, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Classificação da norma jurídica

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigoshá 6 anos

Atos Processuais e as inovações do CPC/2015

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Direito Processual Civil: Fontes e interpretação Jurídica (Hermenêutica).

Karla Santana, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Jeanne Ambar, Advogado
Artigoshá 7 anos

Princípio da Inafastabilidade da Jurisdição

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mais um artigo relevante, sobretudo pela "pegadinha" em concursos públicos. O novo CPC altera o paradigma anterior que tinha como foco a solução jurisdicional (o Juiz decide com primazia) para reconhecer a realidade do número exponencial de demandas para uma estrutura completamente deficiente para tal prestação, investindo nos métodos alternativos à solução jurisdicional (como a mediação, a conciliação e até mesmo importando temas da arbitragem - o que se dá na abertura do negócio jurídico processual). Artigo esclarecedor. Parabéns. continuar lendo

Obrigada! Sempre com excelentes comentários!! continuar lendo

Lei 013.103105 de 1 de março de 2015 A presídenta da República Faço saber que o congreço nacional decreta e eu saciono aseguinte lei 013. 105 de março de 2015,
As norma de porcesso
As normas de processo civil intregra odireito público e são predominate congente , embora, existem norma poecessuail civil não congente, convem alteração nos procedimento com a filcalisação e supervisão do juiz para adaptar a luz as espescificidade da causa, é licitas as parte estupilar mudando os procedimento as partes estabelecidas um cronograma dos atos dos processos,
O juiz e as partes podem fixça calendarios, isso, não afasta o caráter predominante publicodas das normas pulblica da normas de processo. continuar lendo

Eu, bacharel em direito que sou. sempre que posso faço minhas pesquisas nesses editoriais de artigo científico-jurídico para melhor me aperfeiçoar. continuar lendo

Tema importante e pouco comentado! continuar lendo